expo fado2021 1expo fado2021 2expo fado2021 3

Por ocasião do Dia Mundial da Música, que se assinala a 1 de outubro, o Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) realiza uma exposição do Museu do Fado, que está patente na entrada principal do Hospital de Nossa Senhora do Rosário – Barreiro até ao dia 20 de outubro.

Composta por 20 cartazes, esta exposição conta a história do fado ao longo dos anos: a integração do fado no teatro de revista e no cinema; a sua divulgação na rádio e televisão; os primeiros registos discográficos; o aparecimento das Casas de Fado; a internacionalização que o fado atingiu principalmente com Amália Rodrigues e Carlos do Carmo; entre outras temáticas.

Em 2011, o fado foi declarado pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade, tendo sido a primeira expressão artística a ser declarada como tal. A UNESCO distinguiu o fado enquanto tradição e expressão da identidade da cultura de Portugal.

O Museu do Fado abriu as suas portas em setembro de 1998, inteiramente consagrado ao universo do fado e da guitarra portuguesa. Para além das exposições, dispõe de um Centro de Documentação, de uma Escola com cursos de guitarra portuguesa e canto e, ainda, de um auditório com programação regular de eventos.