novos internos1novos internos2novos internos3

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo recebeu, no início desta semana, 59 médicos internos, 45 da Formação Geral e 14 da Formação Especializada. A sessão de acolhimento contou com a presença da Diretora Clínica do CHBM, Dra. Ana Teresa Xavier; a Diretora do Internato Médico, Dra. Fátima Campante; e a Responsável do Serviço de Recursos Humanos, Odete Lucas.

Os internos de Formação Especializada foram distribuídos da seguinte forma: 3 em Medicina Interna, 2 na Pediatria, 2 na Psiquiatria, 1 em Cardiologia, 1 em Pneumologia, 1 em Oncologia Médica, 1 em Cirurgia Geral, 1 em Ortopedia, 1 em Ginecologia/Obstetrícia e 1 em Patologia Clínica.

No que diz respeito aos internos de Formação Geral vão passar, ao longo deste ano, por várias especialidades hospitalares (Medicina Interna; Cirurgia Geral e Pediatria), Saúde Pública e Medicina Geral e Familiar, que são estágios obrigatórios, com o objetivo de integrar os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo da sua formação pré-graduada na prática clínica diária das diversas especialidades.

Estes internos terão ainda que frequentar e obter aproveitamento em 7 cursos, também eles de caráter obrigatório, com as seguintes temáticas: Suporte Básico de Vida; Urgências; Infeções e Uso de Antimicrobianos, Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica, Utilização de Sangue e Derivados; Saúde Pública; e Ética e Deontologia Médica.

Estes 59 novos médicos internos juntam-se aos 66 que já se encontram em formação no CHBM, em 10 especialidades diferentes, perfazendo um total de 125 internos.