expo insulina1expo insulina2expo insulina3

No âmbito dos 100 anos da descoberta da insulina, o Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) recebe a exposição itinerante “Uma Visita à História da Diabetes no Centenário da Descoberta da Insulina”, promovida pela Fundação Ernesto Roma.

Esta exposição tem como principal propósito revisitar os principais marcos históricos relativos ao tratamento da diabetes desde o antigo Egipto até aos dias de hoje. É possível também através desta iniciativa acompanhar o percurso desde a descoberta da insulina em 1921, a sua primeira aplicação com sucesso em 1922, até ao século XX fazendo referência aos anos 80, a década em que a insulina passou a ser comparticipada a 100% pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Para a Unidade Integrada da Diabetes (UID) do CHBM “ter integrado a Comissão Nacional das comemorações do centenário da descoberta da insulina e culminar com a possibilidade de receber esta exposição na Instituição é uma honra e um privilégio”. Para a UID esta exposição reveste-se de uma importância não só informativa, uma vez que nos transporta pelo conhecimento da história da Diabetes, “mas também, e principalmente, porque celebra o caminho científico feito por muitos para chegar à produção de um medicamento – a Insulina – que é, particularmente para os Diabéticos tipo 1, o milagre que lhes permite viver”.

O CHBM tem desde há mais de 30 anos um grupo de profissionais dedicado ao acompanhamento dos utentes com diabetes e, a título de curiosidade, celebra-se a 27 de junho de 2022 os 20 anos da criação da Consulta de Diabetes e Gravidez.

A exposição estará patente na entrada principal do Hospital de Nossa Senhora do Rosário até ao dia 28 de fevereiro.