“Não esperes pelo fim da vida, para lhe dares valor!”

Sábado dia 26 de Fevereiro de 2022 pelas duas horas, regressava a casa após um jantar com Amigos, quando ao chegar perto da porta de casa, o telemóvel “escorrega-me” das mãos para lá do corrimão, subitamente perco o “pé de apoio” entrando em velocidade numa queda de três andares, partindo os corrimões dos andares abaixo até parar no chão da cave do edifício onde resido!

Ao barulho ensurdecedor da queda, juntou-se o pânico e aflição dos meus vizinhos, que prontamente solicitaram equipas de socorro para o local... ao que me disseram mais tarde que a primeira equipa a chegar foram os Bombeiros de Alcochete, nomeadamente o Bombeiro de 1ª Paulo Paço e a Bombeira de 2ª Paula Laranjeira, ao que tive já o privilégio de os conhecer pessoalmente, com um abraço fraterno e agradecido!

Sem poder precisar, soube que em escassos minutos chegou o carro-patrulha da GNR de Alcochete com os guardas David Leitão e Ventura, que nunca largaram a equipa de Bombeiros na ajuda ao meu socorro, logo de seguida sem grandes demoras chegou a equipa INEM VMER Barreiro, com o Dr. Francisco Coelho e Enfermeiro Francisco Matos!... Sim, estou vivo e muito lhes devo, pelo profissionalismo, pronta resposta e amor pelo próximo destes profissionais... bem como pela minha vontade e força em viver!

Ao final de seis dias tenho alta no Hospital Garcia de Orta, onde estive em coma perto de um dia, três dias em unidade de cuidados intensivos e dois dias na enfermaria, com a caixa torácica partida em ambos os lados, bem como a cana do nariz e maxilar superior também partidos, várias escoriações pelo corpo e onze pontos na testa, ainda não acredito que sobrevivi e que num espaço tão curto de tempo encontro-me a recuperar em casa!

Muito agradeço, também, a todas as equipas intervenientes do HGO nomeadamente na UCI o Enfermeiro Marco, a Enfermeira Marlene, a Enfermeira Susana, os Auxiliares Carlos, Fernanda Saldanha, Alice bem como ao carinhoso e simpático Marco que todas as noites me visitava dizendo-me - “tudo vai correr bem Senhor! Boa noite”. Já na Enfermaria agradeço à enfermeira Victória, enfermeira Eloisa, etc, etc... sei que foram muitos mais, mas infelizmente não me recordo do nome de todos... os vossos rostos, acreditem, nunca os esquecerei!

Ainda hoje, e após tamanho acidente, não acredito como vocês conseguem?!? Turnos duplos, empenho e paciência inesgotável, sempre com sorrisos no rosto!... como é possível?!?

Também é inacreditável já estar em casa, mas tenho certezas absolutas, que é garantidamente por causa de todos vocês!

Muito obrigado deste paciente e cidadão, que nunca vos esquecerá!

Esta história não tem a intenção de ser lida com drama, mas sim com a intenção de brindarmos constantemente à Vida e à Amizade!

Marco Duarte