expo maos1expo maos2expo maos3

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) associa-se, uma vez mais, às comemorações do Dia Mundial da Higiene das Mãos, celebrado a 5 de maio, com uma exposição promovida pelo Grupo Coordenador Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos (GCL – PPCIRA), com o objetivo de sensibilizar para a importância da lavagem das mãos.

O tema das comemorações deste ano é “Juntos pela Segurança”, o reconhecimento de que todos podem contribuir para o clima ou cultura de segurança e qualidade de uma Instituição através da higiene das mãos, mas também que, uma forte cultura de qualidade e segurança, incentivará as pessoas a higienizar as mãos nos momentos certos e com os produtos certos.

Em 2009, foi implementada em Portugal a Campanha Nacional da Higiene das Mãos, que visa promover a prática da higiene das mãos de forma padronizada, abrangente e sustentada, contribuindo para a diminuição das infeções associadas aos cuidados de saúde e para o controlo das resistências dos microrganismos aos antimicrobianos, através do aumento da adesão dos profissionais de saúde à prática da higiene das mãos nos cinco momentos preconizados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Através desta exposição é possível ver os resultados do CHBM, em comparação com as instituições nacionais, da adesão dos nossos profissionais de saúde à Campanha Nacional da Higiene das Mãos. A exposição estará patente até ao dia 15 de maio, na entrada principal do Hospital de Nossa Senhora do Rosário – Barreiro.