poseur chamine1poseur chamine2poseur chamine3poseur chamine4

Dando continuidade às várias intervenções que têm vindo a ser realizadas ao abrigo do Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), o Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) encontra-se neste momento a reabilitar a chaminé existente no Hospital de Nossa Senhora do Rosário, entrando agora noutra fase da obra que prevê a substituição das caldeiras existentes nesta instituição.

Após esta reabilitação, e de acordo com o Administrador Hospitalar do Serviço de Instalações e Equipamentos do CHBM, Dr. José Carlos Freixinho, “a chaminé existente servirá de suporte às novas chaminés das caldeiras de condensação, mantendo-se assim a silhueta do edifício e preservando os elementos arquitetónicos existentes, sem qualquer nova construção para suporte das mesmas”.

Recorde-se que o CHBM está a substituir as atuais caldeiras, ainda a vapor, por caldeiras de condensação, com aquecimento de água para as soluções de AQS (água quente sanitária) e aquecimento. Estes equipamentos são mais eficientes do que as caldeiras habituais, sendo possível alcançar ganhos de economia de energia na produção de energia térmica. Esta intervenção terá um investimento de cerca de 240 mil euros.

Esta é a quarta intervenção feita no âmbito do POSEUR, que prevê fomentar a poupança de energia e a utilização racional de recursos recorrendo a boas práticas de eficiência energética. Ao abrigo deste Programa, o Hospital Nossa Senhora do Rosário já substituiu todas as lâmpadas e luminárias convencionais por tecnologia LED (investimento de mais de 435 mil euros); melhorou o isolamento das coberturas (investimento de mais de 900 mil euros); e substituiu 21 Unidades de Tratamento de Ar (UTA) e dois chillers (investimento de 1 milhão de euros).

Estão ainda previstas as seguintes medidas: colocação de painéis fotovoltaicos e painéis solares térmicos; novos fan coils para climatização das enfermarias; e instalação de um sistema de “gestão técnica centralizada” (GTC).

A candidatura do CHBM ao POSEUR tem como objetivo a reconversão dos sistemas de produção energética no HNSR, reduzindo os consumos energéticos e as emissões de CO2, melhorando as condições térmicas do edifício, e contribuindo para aumentar o conforto dos colaboradores e utentes da Instituição. Prevê-se que o investimento com este Programa venha a ter um impacto na redução dos consumos do CHBM na ordem dos 45% de energia, num montante global de cerca de 310 mil euros/ano.

poseur