O Serviço de Aprovisionamento do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) mantém a sua certificação pelo sistema de "gestão e controlo de stocks e aquisição de bens e serviços”, através da norma ISO 9001:2015, após receber uma vez mais a Auditoria da entidade certificadora APCER.

O Serviço de Aprovisionamento implementou um Projeto Integrado de Logística Hospitalar em 2007, através do sistema e-kanban, reconhecimento que mantem desde 2009. Com este sistema, que veio permitir uma maior eficiência na gestão de stocks e consumos, todos os produtos consumidos nos serviços são registados online, através de um terminal móvel. A informação é recebida no armazém, que repõe a quantidade de material necessária nos serviços, com base nos níveis acordados.

Este modelo de reposição, que está implementado em 77 serviços clínicos/armazéns periféricos do CHBM, permite reduzir os stocks existentes nos serviços e no Armazém Geral, evitando desperdícios; rentabilizar os recursos humanos e materiais; e garantir a existência de um inventário permanente dos materiais existentes.

Recorde-se que o Serviço de Aprovisionamento do CHBM foi o primeiro do Serviço Nacional de Saúde (SNS) a obter a certificação pelo referencial ISO e o segundo a implementar o modelo logístico e-kanban. Foi, ainda, o primeiro a implementar o programa de custeio ao doente no Bloco Operatório (referenciado pelo Tribunal de Contas, pela Direção-Geral da Saúde e pela Inspeção-Geral das Atividades em Saúde como boa prática) e respetivo modelo logístico de bens consignados, imputados diretamente aos doentes e com total rastreabilidade dos bens utilizados.

Para a Diretora do Serviço de Aprovisionamento, Dra. Vanessa Ramos Paulino, a manutenção da certificação “traduz o reconhecimento do trabalho que tem vindo a ser feito pela nossa equipa, que nos últimos 2 anos viveu a mais difícil experiência profissional, resultante quer da Pandemia COVID-19, quer do atual conflito na Ucrânia, situação que comprometeu os mercados, nomeadamente com ruturas constantes e aumento de preços”. E acrescenta: “O foco neste processo da Qualidade tem sido, de alguma forma, uma lufada de ar fresco que nos permite repensar em permanência as ações e o planeamento da atividade, mantendo assim a melhoria contínua”.