expo crianca22 1expo crianca22 2expo crianca22 3

“Todas as crianças têm direitos iguais, seja qual for a sua raça, sexo, língua ou religião”. Este é um dos direitos consagrados na Declaração Universal dos Direitos da Criança e que consta na exposição organizada pelo Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM), no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Criança, que hoje se assinala.

Ao longo da exposição, que se realiza no corredor principal do Hospital de Nossa Senhora do Rosário – Barreiro, até ao dia 15 de junho, é possível recordar alguns dos direitos das crianças, adotados pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1959. Desta exposição fazem ainda parte trabalhos elaborados pelas crianças internadas na Pediatria, bem como fotografias de várias atividades que se realizam neste serviço promovidas por diversas entidades externas, tais como os Doutores Palhaços da Organização Nariz Vermelho; as atividades da Mad Science e Centrifuga onde a ciência se faz a brincar; e a Biblioteca de Alcochete sempre com histórias de encantar!

No Serviço de Pediatria do CHBM existe uma Sala de Atividades criada em 1986 com o objetivo de “alegrar, estimular o desenvolvimento e minimizar a angústia das crianças e jovens internados”, conta-nos a Educadora Maria João Félix, acrescentando que a sala dispõe de brincadeira livre, equipada com jogos e brinquedos adequados a cada faixa etária. Por seu turno, a Professora Elisabete Santos explica-nos que “através de um planeamento semanal, as crianças e jovens realizam diversas atividades lúdicas, alusivas a temas atuais e relevantes, nas áreas da Literatura, da Expressão Plástica, Dramática e Musical”.