Teve início, no passado mês de junho, uma nova consulta do Departamento de Medicina e Especialidades Médicas. Trata-se da Consulta de Intervenção e Diagnóstico, através da qual se pretende evitar alguns internamentos, pelo agendamento imediato de uma consulta e realização dos exames complementares necessários, nos tempos conseguidos para os doentes internados.

De acordo com o Diretor do Serviço de Medicina, Dr. Martinho Fernandes, “em numerosas ocasiões ao longo do ano, são internados no Serviço de Medicina Interna doentes que necessitam apenas de celeridade no diagnóstico. Os exames complementares e até o próprio agendamento de consultas com origem na Consulta Externa são morosos e levam por vezes semanas a concretizar-se, razão pela qual em muitos casos os doentes são internados por a sua condição clínica exigir um diagnóstico mais imediato”. Esta nova consulta pretende precisamente obviar estas situações.

Os doentes são referenciados pelos médicos do CHBM e sujeitos a triagem pelas coordenadoras da consulta. A consulta é realizada às 2ª e 4ª feiras, no período da manhã, com um agendamento de quatro doentes por dia. Assim que seja atingido o propósito da consulta, os doentes terão alta e serão referenciados conforme o diagnóstico realizado.