onco renovacao1onco renovacao2onco renovacao3

O Serviço de Oncologia do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) renovou a sua certificação pela Direção-Geral da Saúde (DGS), em conformidade com o Modelo de Acreditação da Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA), adotado pelo Ministério da Saúde Português.

O modelo ACSA é o adotado pela DGS para a certificação das unidades de saúde por se considerar ser o que melhor se adapta aos critérios definidos na Estratégia Nacional para a Qualidade em Saúde e por ser um modelo consolidado e reconhecido, concebido para um sistema público de saúde de organização semelhante ao português.

Para o Serviço de Oncologia a manutenção deste reconhecimento é importante, pois reafirma uma prestação de cuidados sustentada na competência profissional e na adesão às melhores práticas baseadas na evidência científica, incluindo as da segurança dos doentes e dos profissionais, empenhada na implementação e melhoria dos processos assistenciais, tendo como propósito a satisfação dos utentes e a melhoria da eficácia, da efetividade e da eficiência da prática assistencial em oncologia.

O Serviço de Oncologia, que engloba a área de internamento e ambulatório (Consulta Externa e Hospital de Dia), foi certificado em outubro de 2016, com o nível Bom. Mesmo com os constrangimentos trazidos pela pandemia COVID-19, ao longo de 2021 realizou mais de 11 mil consultas, mais de 5 mil sessões de Hospital de Dia e assistiu em internamento cerca de 100 doentes.