Os serviços de internamento do Hospital de Nossa Senhora do Rosário – Barreiro vão beneficiar de uma melhoria no seu conforto térmico, ao abrigo de mais uma intervenção do Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), que visa a instalação de fancoils / ventiloconvectores nestes espaços.

Com um investimento de cerca de 503 mil euros, esta intervenção será feita de forma gradual nos serviços de internamento, por forma a minimizar o transtorno para os utentes e profissionais.

A candidatura do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) ao POSEUR tem como objetivo a reconversão dos sistemas de produção energética no HNSR, reduzindo os consumos energéticos e as emissões de CO2, melhorando as condições térmicas do edifício, e contribuindo para aumentar o conforto dos colaboradores e utentes na Instituição. Prevê-se que o investimento feito com este Programa venha a ter um impacto na redução dos consumos do CHBM na ordem dos 45% de energia, num montante global de cerca de 310 mil euros/ano.

Esta é a sexta intervenção feita no âmbito do POSEUR, que prevê fomentar a poupança de energia e a utilização racional de recursos recorrendo a boas práticas de eficiência energética. Ao abrigo deste Programa, o Hospital de Nossa Senhora do Rosário já substituiu todas as lâmpadas e luminárias convencionais por tecnologia LED (investimento de mais de 435 mil euros); melhorou o isolamento das coberturas (investimento de mais de 900 mil euros); substituiu 21 Unidades de Tratamento de Ar (UTA) e dois chillers (investimento de 1 milhão de euros); substituiu as atuais caldeiras, ainda a vapor, por caldeiras de condensação (investimento de cerca de 240 mil euros); e está a instalar um campo fotovoltaico/painéis solares (investimento de 700 mil euros). Está ainda prevista a instalação de um sistema de “gestão técnica centralizada” (GTC).

O Conselho de Administração agradece a colaboração e disponibilidade manifestada pelos responsáveis dos serviços envolvidos, no sentido de minimizar os constrangimentos resultantes da obra, sendo este mais um passo no sentido da modernização das instalações e equipamentos do CHBM iniciada nos últimos anos.

poseur