expo consulta obesidadeDando continuidade às iniciativas de promoção da literacia em saúde, a Unidade Funcional de Consulta Externa do Centro Hospitalar Barreiro Montijo, em conjunto com a equipa da Diabetes, está a promover uma exposição sobre a Obesidade. Esta tem como objetivo alertar para um problema de saúde com prevalência cada vez mais elevada e com riscos graves em termos de saúde, custos e alocação de recursos humanos para o seu tratamento.

Através desta exposição é possível ficar a conhecer um pouco mais sobre esta doença: o que é; quais as suas causas, sinais e sintomas; como medir e classificar a Obesidade; e como tratar.

A Obesidade é uma doença caracterizada pelo excesso de gordura corporal depositada em diferentes partes do corpo, que acontece quando a ingestão alimentar é maior que o gasto energético correspondente. Os principais fatores de risco para a Obesidade, que se devem combater, são o sedentarismo e a alimentação inadequada. A Obesidade também contribui para o aparecimento de outras doenças, reduzindo a qualidade de vida. Com esta iniciativa pode ficar a conhecer alguns conselhos e dicas para manter uma alimentação saudável e para não desistir.

A exposição está patente no edifício das consultas externas, no Hospital de Nossa Senhora do Rosário – Barreiro, até ao dia 16 de outubro.