dia saude mental1dia saude mental2dia saude mental3

O Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) assinala o Dia Mundial da Saúde Mental, que se comemora a 10 de outubro, com iniciativas que visam promover a literacia da população, chamar a atenção para os problemas mais comuns do foro mental, sensibilizar as pessoas para pedirem ajuda, e diminuir o estigma associado a estas doenças.

Esta manhã, realizou-se uma palestra com a jornalista Catarina Gomes, que apresentou o seu livro "Coisas de Loucos, o que eles deixaram no Manicómio". A acompanhar esta iniciativa, foi afixado um painel, junto ao auditório, onde os utentes e profissionais puderam expressar as suas palavras sobre a importância da Saúde Mental.

dia saude mental4dia saude mental5dia saude mental6

Promovida pelo Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental, está patente uma exposição centrada no tema “A sua Saúde Mental importa, faça o que for preciso para a manter”, composta por poemas, fotografias e alguns números da Saúde Mental em Portugal e no mundo. Esta também conta com cartazes elaborados pela Unidade de Psicologia do CHBM. A exposição pode ser visitada no corredor principal do Hospital de Nossa Senhora do Rosário - Barreiro, até ao dia 16 de outubro.

Para a Diretora do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do CHBM, Dra. Gláucia Lima, estas iniciativas são importantes pois “são de extrema relevância para sensibilizar a população de que todos devemos estar atentos aos sinais precoces da doença mental, promovendo igualmente uma vida mais saudável”.