13anosCHBM 113anosCHBM 213anosCHBM 3

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) comemorou ontem o seu 13º aniversário, numa sessão que pretendeu assinalar esta efeméride com várias iniciativas junto dos nossos profissionais e comunidade. Recorde-se que foi no dia 1 de novembro de 2009 que o Hospital de Nossa Senhora do Rosário e o Hospital Distrital do Montijo se juntaram numa única instituição, formando o CHBM.

A sessão teve início com a exibição de um vídeo que ilustrou a história do último ano de atividade do Centro Hospitalar Barreiro Montijo, bem como mostrou a todos os presentes os projetos e investimentos em curso e as perspetivas de futuro. Seguiu-se o discurso da Presidente do CHBM, Dra. Teresa Carneiro, em representação do novo Conselho de Administração, que tomou posse no passado mês de agosto.

“O último ano de atividade, ainda sujeito a uma enorme pressão devido à pandemia de COVID-19, foi já um ano de recuperação e concretização de projetos que reforçaram e qualificaram a oferta de cuidados de saúde. Destaco, pelo seu impacto assistencial, a requalificação da Unidade de Cuidados Intensivos”, começou por dizer a Dra. Teresa Carneiro, reconhecendo publicamente o trabalho da anterior equipa dirigente do CHBM “pela sua capacidade, empenho e visão. Alguns dos seus projetos estão agora a ser concretizados”.

Para a Presidente do Conselho de Administração, o percurso que o Centro Hospitalar Barreiro Montijo fez nestes últimos 13 anos “dá-nos confiança que conseguiremos desenvolver uma estratégia de continuidade e consolidação do trabalho que tem vindo a ser realizado”. Nesta continuidade, o novo Conselho de Administração estabeleceu os seguintes eixos prioritários de intervenção: promover a melhoria da acessibilidade aos cuidados de saúde, garantir a qualidade dos cuidados de saúde prestados; valorizar os profissionais do CHBM e melhorar as suas condições de trabalho; e aumentar a eficiência e garantir a sustentabilidade. “Queremos continuar a reforçar e a valorizar o perfil assistencial do CHBM; queremos promover uma política de articulação entre os hospitais da península de Setúbal privilegiando um verdadeiro trabalho em rede, organizado de modo coerente e assente em princípios de racionalidade, complementaridade e eficiência”, reforçou. “Neste caminho que queremos percorrer, estamos certos de que poderemos continuar a contar com os profissionais do Centro Hospitalar Barreiro Montijo”.

13anosCHBM 413anosCHBM 513anosCHBM 6

Alinhado com o compromisso da valorização dos profissionais do CHBM e, no âmbito dos trabalhos de preparação do orçamento para 2023, o Conselho de Administração decidiu aprovar uma rubrica de orçamento participativo orientado para o financiamento de um projeto proposto pelos profissionais e, para os profissionais; tendo este novo projeto sido apresentado nesta Sessão pela Dra. Nilze Batista, Pediatra já aposentada do Centro Hospitalar Barreiro Montijo, que irá coordenar a equipa responsável pela análise das candidaturas.

Considerando que os Recursos Humanos são um dos pilares fundamentais de qualquer instituição, o Conselho de Administração decidiu homenagear os profissionais que no último ano se aposentaram, bem como os que fazem 20 anos de serviço ao longo de 2022, através da oferta de uma lembrança, como forma de agradecimento pela sua dedicação e empenho. Seguiu-se o bolo de aniversário.

A sessão contou com a presença de inúmeros profissionais, bem como de várias instituições da nossa comunidade, entre as quais o ACES Arco Ribeirinho, Câmaras Municipais de Alcochete, Barreiro, Moita e Montijo; Misericórdias de Alcochete, Alhos Vedros e Canha; Bombeiros de Canha e Moita; PSP do Barreiro, Liga de Amigos do Hospital do Barreiro e Casa do Pessoal do Hospital do Barreiro.

Veja o vídeo da Sessão Solene