manhas trabalho ucf arco ribeirinho1manhas trabalho ucf arco ribeirinho2manhas trabalho ucf arco ribeirinho3

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) recebeu, no passado dia 4 de novembro, mais uma edição das Manhãs de Trabalho da UCF Arco Ribeirinho, uma iniciativa dos Serviços de Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia em conjunto com o ACES Arco Ribeirinho. Este ano teve como tema "Alimentação na saúde da Mulher e da Criança - Novas Perspetivas".

Este encontro tem como objetivo a melhoria da articulação entre a prestação de cuidados de saúde primários e cuidados hospitalares no âmbito da saúde da mulher e da criança, disponibilizando informação científica sobre vários temas, protocolos de atuação clínica e discussão de assuntos pertinentes.

Ao longo da manhã foram abordados vários temas centrados na nutrição e no peso, do seu impacto em várias patologias ginecológicas e obstétricas, bem como na saúde da criança, com destaque para a problemática das dietas alternativas e eventual necessidade de suplementação.

De acordo com a Comissão Organizadora, “na área ginecológica foram focadas várias patologias impactadas pelo peso da mulher, desde a amenorreia no baixo peso até ao aumento de risco oncológico presente nas mulheres obesas; enquanto na obstetrícia foi abordada a normal evolução ponderal de acordo com o peso pré-gestacional e a importância do peso na saúde da mulher grávida e no desenvolvimento do feto/recém-nascido”. Já na área da pediatria foi destacada a importância da diversificação alimentar, “com a divulgação de um folheto informativo, bem como abordados vários temas atuais como o impacto das dietas restritivas e as perturbações do comportamento alimentar”, acrescenta a Comissão Organizadora.

Esta Manhã de Trabalho contou com a presença de cerca de 80 participantes, entre vários profissionais de saúde do CHBM e do ACES Arco Ribeirinho.