O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) e o ACES Arco Ribeirinho, promoveram a 9ª edição das Jornadas do Dia Mundial da Diabetes, no passado dia 11 de novembro. A Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes (UCFD) e a equipa hospitalar da Diabetes, organizaram o evento, este ano, em formato apenas presencial, no Fórum Cultural de Alcochete, tendo as Jornadas contado com a presença de 230 participantes, provenientes de várias unidades de saúde do país.

As Jornadas iniciaram com a habitual receção surpresa, que este ano ficou a cargo da Academia de dança Alma Latina, que encantou os presentes com as suas danças. A sessão de abertura contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Alcochete, Fernando Pinto; do representante do Conselho de Administração do CHBM, Enfermeiro Diretor José Filipe Nunes; da Presidente do Conselho Clínico e de Saúde do ACES Arco Ribeirinho, Dra. Alda Gisela Monteiro, e da representante da UCFD pelo CHBM, Dra. Laurinda Pereira.

diabetes22 1diabetes22 2diabetes22 3

Este encontro teve como temas principais os polis da Diabetes: “Peso, Pâncreas e Pulmão”; e “Psique e a arte de saber viver”. Houve, ainda, lugar para as conferências “Pés e prevenção” e “20 anos do projeto - Diabetes e Gravidez no CHBM (Consulta de Diabetes)”. Pensando no envolvimento de toda a comunidade, a mesa “Diabetes e a sociedade” foi um momento de partilha dos programas e projetos realizados, ou em curso, no âmbito da Diabetes. No final da tarde, houve ainda lugar para a apresentação da temática “Planos, promessas e perguntas”, relacionada com os desafios e dificuldades das pessoas com Diabetes admitidas no Serviço de Urgência e acompanhadas nas Consultas e Hospital de Dia da Diabetes.

No âmbito das IX Jornadas do Dia Mundial da Diabetes realizaram-se ainda, no dia 10 de novembro, os cursos pré-jornadas sobre a “Contagem de Hidratos de Carbono” e as “Novas terapêuticas na Diabetes”.

A Comissão Organizadora “agradece o empenho de todos os envolvidos na concretização de mais um ano de Jornadas do Dia Mundial da Diabetes e congratula os participantes pela presença, pelos comentários e apreço manifestados, que constituem um fator de motivação para continuação deste projeto”.

diabetes22 4diabetes22 5diabetes22 6

Ainda no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Diabetes, o CHBM associou-se à iniciativa “Dia Aberto da Diabetes”, um evento de caracter Internacional através da International Diabetes Federation (IDF) e Organização Mundial da Saúde (OMS), cuja campanha deste ano é “Educação para prevenir o futuro”. Assim, no dia 14 de novembro, dia em que se assinala esta efeméride, o CHBM realizou um rastreio com o objetivo de avaliar o risco de vir a desenvolver Diabetes tipo 2, nas salas de espera da Consulta Externa no Barreiro e no Montijo, elaborou cartazes informativos e projetou vídeos alusivos ao tema em várias televisões da Instituição. Foram diagnosticadas duas pessoas com Diabetes inaugural.

No final do mês de novembro vai realizar-se uma sessão de educação para doentes e familiares, iniciativa habitual nos anos antes da pandemia COVID-19 e que está também englobada nas comemorações do Dia Mundial da Diabetes.

De acordo com a Comissão Organizadora, as várias iniciativas organizadas no âmbito desta efeméride “nasceram com a vertente científica para profissionais e vertente educativa para utentes, familiares e cuidadores, tornando esta experiência enriquecedora para todos os que nela participam”.