expo dia esclerose4 de dezembro é o Dia Nacional da Pessoa com Esclerose Múltipla e a Unidade Funcional de Consulta Externa do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) assinala a efeméride com a partilha, através de uma exposição, de testemunhos de utentes seguidos na Instituição.

Helena, Joana e Carolina (nomes fictícios) partilham as suas histórias, passando uma mensagem positiva, desde que foram diagnosticadas com esta patologia, até ao dia a dia com a doença. É feito também um pequeno enquadramento sobre a Esclerose Múltipla, com o objetivo de alertar para a doença.

A Esclerose Múltipla é uma doença crónica, inflamatória e degenerativa que afeta o sistema nervoso central. Normalmente surge entre os 20 e os 40 anos de idade e tem maior incidência nas mulheres. Esta patologia manifesta-se através de sintomas que levam à perda de algumas capacidades funcionais, como a fadiga, a alteração na marcha, a dormência, a sensação de rigidez articular, alterações da visão, dificuldades de equilíbrio e/ou de coordenação, entre outros.

A exposição estará patente no edifício das Consultas Externas do Hospital de Nossa Senhora do Rosário – Barreiro até ao dia 16 de dezembro.