internos23 1internos23 2internos23 3

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) recebeu, ontem, 57 médicos internos, 44 da Formação Geral e 13 da Formação Especializada. A sessão de acolhimento contou com a presença da Diretora Clínica do CHBM, Dra. Ana Teresa Xavier; a Diretora e a Assessora do Internato Médico, Dra. Fátima Campante e Dra. Ana Paula Pona, respetivamente; e a Responsável do Serviço de Recursos Humanos, Odete Lucas.

Os internos de Formação Especializada foram distribuídos da seguinte forma: 3 em Medicina Interna, 2 em Pediatria, 3 em Psiquiatria, 1 em Cardiologia, 1 em Oncologia Médica, 1 em Cirurgia Geral, 1 em Ginecologia/Obstetrícia, e 1 em Imunohemoterapia. De realçar que a especialidade de Imunohemoterapia tem, pela primeira vez no CHBM, um interno da Formação Especializada, graças ao reconhecimento pela Ordem dos Médicos de idoneidade e capacidade formativa do Serviço, como corolário do trabalho e empenho da equipa.

No que diz respeito aos internos de Formação Geral vão passar, ao longo deste ano, por várias especialidades hospitalares (Medicina Interna; Cirurgia Geral e Pediatria), Saúde Pública e Medicina Geral e Familiar, que são estágios obrigatórios, com o objetivo de integrar os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo da sua formação pré-graduada na prática clínica diária das diversas especialidades.

De acordo com a Diretora do Internato Médico, Dra. Fátima Campante, “estes internos terão ainda que frequentar e obter aproveitamento em 7 cursos, também eles de caráter obrigatório, com as seguintes temáticas: Suporte Básico de Vida, Introdução ao Serviço de Urgência, Infeções e Uso de Antimicrobianos, Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica, Utilização de Sangue e Derivados; Saúde Pública; e Ética e Deontologia Médica”.

Estes 57 novos médicos internos juntam-se aos 68 que já se encontram em formação no CHBM, em 11 especialidades diferentes, perfazendo um total de 125 internos.