Utentes triados com a pulseira azul e verde na urgência hospitalar podem ter consulta no centro de saúde no prazo máximo de 24 horas

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) e o Agrupamento de Centros de Saúde Arco Ribeirinho (ACES AR) assinaram um protocolo de articulação, através do qual se pretende promover o acesso a cuidados de saúde de natureza adequada e proporcional às necessidades de cada utente, no mais curto espaço de tempo possível, possibilitando uma utilização mais eficiente dos recursos de saúde e valorizando os cuidados de continuidade e proximidade.

Assim, os doentes triados com as cores branco, azul e verde nos serviços de Urgência Geral (Barreiro) e Urgência Básica (Montijo) podem ser referenciados para o seu centro de saúde; assegurando o CHBM, em articulação com os Cuidados de Saúde Primários, a marcação de uma consulta no ACES AR no período máximo de 24 horas.

Em 2022 o Serviço de Urgência Geral observou 76.017 doentes, mais 16,7% do que no ano anterior; o que se traduz numa média diária de 228 doentes. Por seu turno, o Serviço de Urgência Básica atendeu 29.726 doentes em 2022, mais 44,2% do que no ano transato, numa média diária de 89 doentes.

Contribua para a diminuição destes números e colabore na correta utilização dos serviços de saúde, para um Serviço Nacional de Saúde (SNS) mais eficiente. A urgência hospitalar deve ser criteriosamente utilizada, prestando cuidados de saúde aos utentes com situações verdadeiramente urgentes e emergentes. Contamos consigo, Juntos Cuidamos!