benchmarking aprovisionamento hba marO Serviço de Aprovisionamento do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) participou numa reunião de Benchmarking sobre contratação pública e logística com várias entidades hospitalares do país. Este é o retomar de reuniões periódicas entre os Serviços da área da logística da saúde, após o período da pandemia COVID-19. Trata-se de uma iniciativa que permite a partilha e aprendizagem entre Instituições, face à complexidade das matérias e aos valores de orçamento do Serviço Nacional de Saúde (SNS) envolvidos.

Na génese deste projeto esteve o trabalho desenvolvido pelo CHBM, desde 2014, com os outros hospitais da Península de Setúbal, de contratação conjunta de um conjunto de bens e serviços, que permitiu obter economias de escala com impacto financeiro relevante para todas as Instituições.

Considerando as mais valias já alcançadas com este trabalho conjunto, o Serviço de Aprovisionamento impulsionou o alargamento deste grupo de trabalho, tendo o CHBM convidado outras unidades hospitalares do SNS para integrarem o “Grupo de Benchmarking em Aprovisionamento”.

Nesta reunião estiveram presentes várias entidades hospitalares: Centro Hospitalar Barreiro Montijo, Centro Hospitalar de Setúbal, Centro Hospitalar do Oeste, Hospital Garcia de Orta, Hospital de Santarém, Centro Hospitalar Lisboa Ocidental, Centro Hospitalar Lisboa Norte, Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, Centro Hospitalar da Cova da Beira, Hospital de Vila Franca de Xira, Hospital Beatriz Ângelo, Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca e Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo.