Por deliberação da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS), o Serviço de Urgência Pediátrica do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) vai manter-se em pleno funcionamento, 24 horas por dia/7 dias por semana, durante o 2º trimestre de 2023.

Para o Conselho de Administração do CHBM, “esta decisão reveste-se de extrema importância para a população que servimos e é o resultado do trabalho que tem vindo a ser realizado pela equipa do Serviço de Pediatria, num esforço contínuo para encontrar sempre a melhor solução em prol dos utentes pediátricos e suas famílias”.

O Serviço de Pediatria presta cuidados a uma população com cerca de 220 mil habitantes dos concelhos de Alcochete, Barreiro, Moita e Montijo, ao nível do internamento (Pediatria, Neonatologia e Obstetrícia) e ambulatório (Consulta Externa, Hospital de Dia e Urgência). Garante, ainda, assistência ao Berçário e ao Bloco de Partos.

Com uma média de 120 utentes por dia, a Urgência Pediátrica registou 39.607 atendimentos em 2022, um aumento de mais de 45% face ao ano anterior, em que observou um total de 27.252 utentes.

Recorde-se que o CHBM é reconhecido como Hospital Amigo dos Bebés desde 2012, estando o Serviço de Pediatria certificado desde o ano 2016 pelo modelo de qualidade da ACSA, implementado pela Direção-Geral da Saúde.
.