renovacao cert pedO Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) renovou a sua certificação pela Direção-Geral da Saúde (DGS), em conformidade com o Modelo de Acreditação da Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA), adotado pelo Ministério da Saúde Português, reconhecimento que obteve em 2016.

O modelo ACSA é o adotado pela DGS para a certificação das unidades de saúde por ser o que melhor se adapta aos critérios definidos na Estratégia Nacional para a Qualidade em Saúde e por ser um modelo consolidado e reconhecido, concebido para um sistema público de saúde de organização semelhante ao português.

Para a Dra. Cristina Didelet, Diretora do Serviço de Pediatria, manter este reconhecimento “numa fase de constrangimentos no Serviço Nacional de Saúde, nomeadamente nas Urgências Pediátricas, é um incentivo para toda a equipa que, apesar de todas as dificuldades mantém padrões de qualidade e competência que constituem um motivo de orgulho e reforçam a vontade de manter a continuidade da atividade e melhoria contínua”.

O Serviço de Pediatria desenvolve a sua atividade ao nível do internamento (Pediatria, Neonatologia e Obstetrícia) e ambulatório (Consulta Externa, Hospital de Dia e Urgência). No ano passado, registou 619 internamentos na Pediatria, 227 na Neonatologia e 1.502 no Berçário/Obstetrícia; e realizou 10.516 consultas médicas, 4.557 consultas de enfermagem, e 1.068 sessões de Hospital de Dia. Registou ainda 39.607 atendimentos na Urgência Pediátrica, mais 45,3% do que no ano anterior. Em média, foram observadas 119 crianças/adolescentes todos os dias.

Recorde-se que, atualmente, o CHBM tem mais sete serviços certificados: Aprovisionamento, Radioterapia, Oncologia, Bloco Operatório, Imunohemoterapia, Recursos Humanos e a Unidade de Cirurgia de Ambulatório – Montijo, o que traduz a aposta que a Instituição tem feito na senda da melhoria contínua.