poseur paineis 1poseur paineis 2poseur paineis 3

O campo fotovoltaico e o parque solar térmico instalados no Hospital de Nossa Senhora do Rosário (HNSR)/Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM), ao abrigo do Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), já estão a funcionar em pleno. Estas intervenções são estratégicas para um futuro mais sustentável do HNSR, pois permitem produzir energia limpa, aumentar a autonomia energética da Instituição e reduzir os custos da fatura da eletricidade e gás.

Com um investimento de cerca de 700 mil euros, o campo fotovoltaico de 540 kWp (kilowatt-pico) foi instalado no Parque de Estacionamento III (junto à entrada secundária do Hospital), dotando o HNSR de uma capacidade de produção de energia elétrica, que contribuirá para uma redução significativa da fatura de eletricidade. Por seu turno, o parque solar térmico teve um investimento de mais de 376 mil euros e permitirá diminuir a energia térmica necessária para as Águas Quentes Sanitárias (AQS), através da energia renovável.

Ao abrigo deste Programa, o Hospital de Nossa Senhora do Rosário já substituiu todas as lâmpadas e luminárias convencionais por tecnologia LED (investimento de mais de 435 mil euros); melhorou o isolamento das coberturas (investimento de mais de 900 mil euros); substituiu 21 Unidades de Tratamento de Ar (UTA) e dois chillers (investimento de 1 milhão de euros); substituiu as caldeiras a vapor, por caldeiras de condensação (investimento de cerca de 240 mil euros); instalou fancoils/ventiloconvectores nos serviços de internamento (investimento de cerca de 503 mil euros).

A candidatura do CHBM ao POSEUR teve como objetivo a reconversão dos sistemas de produção energética no HNSR, reduzindo os consumos energéticos e as emissões de CO2, melhorando as condições térmicas do edifício, e contribuindo para aumentar o conforto dos colaboradores e utentes na Instituição. Prevê-se que o investimento feito com este Programa venha a ter um impacto na redução dos consumos do CHBM na ordem dos 45% de energia, num montante global de cerca de 310 mil euros/ano.

poseur