expo agustina3expo agustinaexpo agustina2

“Agustina Bessa-Luís: Vida e Obra” é a exposição que está patente no Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM), elaborada numa parceria entre a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, no âmbito do centenário do nascimento da escritora.

A exposição, que acontece até ao dia 15 de junho na entrada principal do Hospital de Nossa Senhora do Rosário - Barreiro, integra 22 painéis ilustrados com fotografias que refletem a vida de Agustina Bessa-Luís, excertos das suas obras e, ainda, referências cinematográficas realizadas a partir da adaptação dos seus livros.

Agustina Bessa-Luís nasceu em Vila Meã, Amarante, a 15 de outubro de 1922. Apresentou-se como ficcionista aos 26 anos (em 1948), com a novela Mundo Fechado, mas foi com o título A Sibila (de 1954), galardoado com o Prémio Delfim Guimarães e com o Prémio Eça de Queirós, que Agustina Bessa-Luís se tornou uma referência essencial da ficção contemporânea.

“Cruzando múltiplos géneros literários (do ensaio à biografia, do teatro à crónica, da narrativa de viagens à literatura juvenil), construiu uma visão do mundo poderosamente original, integrando intuição e racionalismo numa espécie de sabedoria capaz de captar a essência da sua época”, lê-se na apresentação da exposição.