UCA 23 1UCA 23 2UCA 23 3

A Unidade de Cirurgia de Ambulatório, situada no Hospital do Montijo, comemorou o seu 11º aniversário. Foi no dia 1 de junho de 2012 que esta nova Unidade abriu portas. Ao longo destes 11 anos, entre 1 de junho de 2012 e 31 de maio de 2023, foram operados 28.726 doentes.

A abertura da Unidade de Cirurgia de Ambulatório no Montijo permitiu a criação de programas exclusivos de cirurgia de ambulatório nas diversas especialidades, respeitando os critérios universalmente preconizados neste regime cirúrgico, tendo em vista o crescimento da capacidade operatória do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) pela otimização de recursos humanos e materiais, aumentando simultaneamente a qualidade, segurança e conforto dos doentes.

No Hospital do Montijo, a UCA realiza cirurgia de ambulatório em diversas especialidades, tais como Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica e Reconstrutiva, Oftalmologia, Ortopedia e Urologia. Até ao final de 2020 foram também operados doentes de Cirurgia Pediátrica. Só em 2019, por exemplo, foram operados 3.474 doentes.

Em 2021, esta unidade foi acreditada pela Direção-Geral da Saúde (DGS), em conformidade com o Modelo de Acreditação da Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA). O modelo ACSA é o adotado pela DGS para a certificação das unidades de saúde por ser o que melhor se adapta aos critérios definidos na Estratégia Nacional para a Qualidade em Saúde e por ser um modelo consolidado e reconhecido, concebido para um sistema público de saúde de organização semelhante ao português.

A Dra. Ana Arranhado e a Enf.ª Ana Paula Salvado, Responsável Médica e Enfermeira Gestora da UCA respetivamente, têm sido o rosto desta Unidade desde o primeiro dia.