O Centro Hospitalar Barreiro Montijo associa-se às comemorações do “Outubro Rosa”, mês internacional da luta contra o cancro da mama, através da realização de inúmeras iniciativas, organizadas pela Unidade de Senologia do CHBM.

O primeiro momento acontece no dia 1 de outubro às 9h00 no Parque da Cidade - Barreiro, onde vão decorrer diversas iniciativas, e terminam no dia 28 de outubro às 10h00 na Galeria Municipal do Montijo. No dia 21 de outubro pelas 10h00 há mais iniciativas para acompanhar de perto no Parque Catarina Eufémia – Barreiro. E, entre os dias 16 e 27 de outubro, não pode perder uma exposição no Hospital do Barreiro composta por trabalhos realizados por utentes seguidos na Unidade de Senologia e fotografias captadas pelos profissionais do serviço.

Com estas iniciativas, “pretendemos divulgar o trabalho desenvolvido pela Unidade de Senologia nas suas diversas vertentes - envolvendo o Bloco Operatório, o Internamento e a Consulta Externa - e sensibilizar para a temática do cancro da mama junto da população”, destaca a Responsável da Unidade de Senologia, Dra. Lurdes Ramalho.

A Unidade de Senologia do CHBM, que é reconhecida desde 2018 como Centro de Referência pela Breast Centres Network, dedica-se ao diagnóstico e tratamento cirúrgico da doença mamária, com especial enfoque no cancro da mama, desenvolvendo a sua atividade através das seguintes áreas: Consulta Externa, Hospital de Dia, Internamento, Atividade Cirúrgica e Reuniões Multidisciplinares. Em 2022 realizou 4.424 consultas médicas, incluindo as consultas multidisciplinares; 553 consultas de enfermagem; 2.046 sessões de Hospital de Dia; operou 258 doentes (60 dos quais em ambulatório) e registou o internamento de 218 doentes.

Sabia que o movimento conhecido por “Outubro Rosa” nasceu nos Estados Unidos da América, na década de 90 do século passado, com o intuito de inspirar a mudança e mobilizar a sociedade para a luta contra o cancro da mama? “Desde então, por todo o mundo, a cor rosa é utilizada para homenagear as mulheres com cancro da mama, sensibilizar para a prevenção e diagnóstico precoce e apoiar a investigação nesta área”, lê-se no site da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
.
Attachments: