8 de setembro é a data que assinala o Dia Mundial da Fisioterapia. O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) assinala esta efeméride com a realização de uma exposição, elaborada pela World Phisiotherapy e traduzida pela Ordem dos Fisioterapeutas, que ficará patente na entrada principal do Hospital de Nossa Senhora do Rosário - Barreiro até ao dia 14 de setembro.

Este ano, o foco da exposição é a artrite, “com uma visão aprofundada sobre algumas formas de artrite inflamatória, incluindo a artrite reumatoide e a espondilite axial. Esta ação vem na sequência do tema de 2022, que se centrou na osteoartrose”, informa a Ordem dos Fisioterapeutas. A artrite é definida como uma inflamação articular aguda ou crónica, que afeta pessoas de todas as idades e capacidades físicas, com sintomas que podem variar de dia para dia. A atividade física e exercício regulares são importantes para a gestão de todas as formas de artrite inflamatória, sendo a fisioterapia é uma parte importante do tratamento global.

O Setor de Fisioterapia está integrado no Serviço de Medicina Física e Reabilitação, desenvolvendo a sua atividade nas duas unidades hospitalares que fazem parte do CHBM. Em 2022, os Fisioterapeutas realizaram 156.513 tratamentos (103.350 no Barreiro e 53.163 no Montijo).

A Fisioterapia é o ramo da saúde que estuda, avalia, previne e trata os distúrbios do movimento decorrentes de alterações de órgãos e sistemas do corpo humano, em populações saudáveis e populações com diversas condições de saúde, crónicas ou agudas, ao longo de todo o ciclo de vida, incluindo condições de final vida.

Neste Centro Hospitalar, o fisioterapeuta, integrado numa equipa multidisciplinar, presta cuidados aos doentes internados em enfermaria e na urgência, assim como a utentes em hospital de dia e em regime ambulatório. Atua nas seguintes áreas de intervenção: Músculo-esquelética, Cardiorrespiratória, Pediátrica, Neurológica, Senologia, Reeducação do Pavimento Pélvico e Cuidados Paliativos.