O Serviço de Ortopedia do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) iniciou, este mês de setembro, uma nova técnica de intervenção cirúrgica, sendo o primeiro hospital público da Península de Setúbal a realizar a mesma. Trata-se de cirurgia endoscópica da coluna em doentes com patologia degenerativa da coluna lombar, por exemplo, em casos de hérnia discal, canal estreito lombar, entre outras.

“Esta técnica é minimamente invasiva; destina-se ao tratamento de diversa patologia do ráquis vertebral, com uma versatilidade e aplicabilidade vasta; e permite no futuro minimizar os riscos, complicações e tempo de recuperação pós-operatória dos doentes”, explica o Diretor do Serviço de Ortopedia, Jorge Martins. Acrescentando: “Continuamos, claro, a realizar cirurgia convencional, ‘aberta’, da coluna lombar, reservada para casos em que a cirurgia endoscópica ainda não consegue oferecer resultados satisfatórios”.

A cirurgia endoscópica da coluna traz vantagens para os doentes intervencionados, uma vez que permite diminuir drasticamente a agressividade cirúrgica, através de uma única incisão com cerca de 1 cm; e a reabilitação pós-operatória é também mais célere e com maior controlo da dor. Para além disso, “há uma melhor visualização das estruturas nervosas, o que permite diminuir o risco de lesão iatrogénica das mesmas”, explica o Dr. Fernando Silva, um dos ortopedistas do CHBM que realiza esta intervenção cirúrgica.

Tratando-se de uma técnica em evolução, de elevada exigência técnica e com larga curva de aprendizagem, o Serviço de Ortopedia do CHBM contou com a presença do cirurgião com mais experiência na mesma em Portugal, o Dr. Alfredo Carvalho do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, que já realizou mais de 250 cirurgias endoscópicas da coluna nos últimos três anos.

Atualmente, o CHBM é o único Hospital da Península de Setúbal a realizar cirurgia endoscópica da coluna. “Tal deve-se ao crescente interesse e esforço por parte de toda a equipa do Serviço de Ortopedia (realço o papel do Dr. Rogério Barroso, pioneiro na Cirurgia da Coluna Lombar, não só a nível do CHBM, como a nível nacional), de aumentar o nível de diferenciação e capacidade técnica do mesmo, não só a nível de cirurgia da coluna, como de todas as áreas anatómicas a que o Serviço se dedica”.

De referir que em 2022 o Serviço de Ortopedia realizou 1.213 intervenções cirúrgicas, mais 14% do que no mesmo período do ano anterior. Para além disso, a equipa de Ortopedia desenvolve a sua atividade ao nível da consulta externa, internamento e urgência.