O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) comemorou, no dia 3 de novembro, o seu 14º aniversário, numa sessão que pretendeu assinalar esta efeméride com várias iniciativas junto dos nossos profissionais e comunidade. Recorde-se que o CHBM foi criado a 1 de novembro de 2009, integrando duas unidades hospitalares: o Hospital de Nossa Senhora do Rosário e o Hospital Distrital do Montijo.

A sessão teve início com a exibição de um vídeo, através do qual se pretendeu retratar o último ano de atividade do CHBM, bem como mostrou aos presentes os projetos e investimentos em curso e as perspetivas de futuro. Seguiu-se o discurso da Presidente do Centro Hospitalar Barreiro Montijo, Teresa Carneiro.

14anosCHBM 114anosCHBM 314anosCHBM 2

“O ano que estamos a analisar foi um ano de enormes desafios, mas também de oportunidades que a todos convocaram e envolveram. Ultrapassada a enorme pressão que a pandemia colocou sobre todo o SNS, este último ano afirmou-se já como um ano de recuperação e concretização de alguns projetos que reforçaram e qualificaram a oferta de cuidados de saúde”, sublinhou Teresa Carneiro, destacando alguns dos projetos mais marcantes do último ano. “Instalámos a nova unidade de Tomografia Computorizada com potencial para realizar estudos cardíacos e angiográficos, investimento no valor de cerca de 635 mil euros; Obtivemos por parte da APA o licenciamento do Serviço de Imagiologia nos dois hospitais; Terminámos a instalação do segundo acelerador linear, um investimento superior a 2 milhões de euros; Demos continuidade ao programa de substituição do parque de camas, adquirindo 50 camas elétricas que foram distribuídas por vários serviços da unidade do Barreiro e da unidade do Montijo; Concluímos os investimentos na área da eficiência energética, no âmbito do POSEUR; Terminámos a intervenção de requalificação no Bloco de Partos”.

Para além dos investimentos concretizados, a Presidente do Conselho de Administração do CHBM destacou a atividade realizada que, em 2022, registou um crescimento em todas as linhas de atividade, face ao período homologo. “Apenas a título de exemplo, realizámos mais de 266 mil consultas, das quais cerca de 170 mil consultas médicas; operámos cerca de 7.500 doentes, dos quais cerca de 60% em cirurgia de ambulatório; realizámos mais de 24 mil tratamentos de radioterapia; assegurámos mais de 27 mil sessões nos vários Hospitais de Dia; acompanhámos 1.585 partos e ajudámos a nascer 1.590 novos cidadãos; e com uma lotação média de 389 camas de internamento tratámos mais de 14 mil doentes. Em 2023, continuaremos a reforçar as nossa respostas”.

Após o discurso da Presidente do CHBM, seguiu-se um momento musical com o projeto “Música nos Hospitais”, da Associação Portuguesa de Música nos Hospitais e Instituições de Solidariedade, que desde maio último realiza a sua intervenção todas as sextas-feiras no Hospital de Nossa Senhora do Rosário, tornando o dia dos profissionais e utentes mais animado.

14anosCHBM 414anosCHBM 514anosCHBM 6

Considerando que o mais importante nas organizações são as pessoas, na sessão foram homenageados cerca de 40 colaboradores, “os que há 20 anos todos os dias contribuem para a realização da missão deste Centro Hospitalar. Mas também não nos esquecemos daqueles que, no último ano, iniciaram uma nova fase da sua vida cessando por aposentação a sua vida profissional e, com os olhos postos no futuro, também queremos felicitar os colaboradores que no último ano nos escolheram para aqui desenvolverem o seu projeto pessoal e profissional. A todos o nosso profundo agradecimento e mensagem das maiores felicidades”, destacou a Presidente do Conselho de Administração do CHBM, Teresa Carneiro. Seguiu-se o bolo de aniversário.

Por ocasião do 14º aniversário do CHBM, está ainda patente na entrada principal do Hospital de Nossa Senhora do Rosário uma exposição coletiva que reúne trabalhos realizados por inúmeros profissionais do Centro Hospitalar Barreiro Montijo, desde pintura, fotografia, artesanato e até mesmo culinária. “Juntos fazemos arte” é o nome desta mostra, que pode ver até ao dia 15 de novembro de 2023.

14anosCHBM 714anosCHBM 814anosCHBM 9