O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM), em conjunto com o ACES Arco Ribeirinho, promoveram a 10ª edição das Jornadas do Dia Mundial da Diabetes, no passado dia 14 de novembro. O evento, organizado pela Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes (UCFD) e a equipa hospitalar da Diabetes, juntou 220 participantes, provenientes de várias unidades de saúde do país, no Auditório Municipal Augusto Cabrita.

“Foi um momento de partilha entre os profissionais de saúde, numa articulação entre instituições hospitalar e ambulatório, nascida da vontade de construir parcerias, em que várias áreas profissionais se juntam para trabalhar e divulgar a Diabetes junto de profissionais, utentes e população”, enfatiza a Comissão Organizadora. Este ano, as X Jornadas do Dia Mundial da Diabetes teve como temas centrais: Intestino e Diabetes; Hot topics em Diabetes; Disautonomia na Diabetes; Heterogeneidade na Diabetes; Diabetes e realização de exames; Consensos e recomendações; e 10 anos de UCFD.

diabetes23 1diabetes23 2diabetes23 3

As Jornadas iniciaram com a habitual receção surpresa, que este ano ficou a cargo da “Paulo Esparteiro Dance Project”, que encantou os presentes com as suas danças indianas de “Bollywood”. Houve lugar para a conferência “10 anos da Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes”, onde foi apresentado um vídeo sobre a dinâmica e atividades desenvolvidas pelas equipas; e realizou-se ainda o Simpósio Satélite “Avanços e papel das insulinas basais de segunda geração na Diabetes”.

Dois testemunhos na primeira pessoa, uma com Diabetes tipo 1 e outra com diabetes tipo 2, deram nota da importância da rede de apoio prestada pela equipa da Diabetes do CHBM, em consulta ou hospital de dia, e como é crucial no controle e tratamento da sua Diabetes. Ainda no âmbito das X Jornadas do Dia Mundial da Diabetes realizaram-se, no dia 13 de novembro, os cursos pré-jornadas “Insulinoterapia” e “Novas terapêuticas na Diabetes”.

A sessão de abertura das X Jornadas do Dia Mundial da Diabetes contaram com a presença da Vereadora da Câmara Municipal do Barreiro, Arlete Cruz; do Enfermeiro Diretor do CHBM, José Filipe Nunes; da Presidente do Conselho Clínico e de Saúde do ACES Arco Ribeirinho, Alda Gisela Monteiro; e da representante da UCFD pelo CHBM, Laurinda Pereira.

diabetes23 4diabetes23 5diabetes23 6

A Comissão Organizadora reconhece o empenho e motivação de todos os envolvidos na concretização de mais um ano de Jornadas do Dia Mundial da Diabetes, agradecendo o apoio dos participantes que, com a sua presença e comentários de apreço e congratulação, constituem um fator de motivação para continuação deste projeto. “E quem sabe se para o ano se realizarão as (XI) / 1ª Jornadas do Dia Mundial da Diabetes da ULS Arco Ribeirinho, tal como repto lançado pelo Enfermeiro Diretor do CHBM”, conclui a Comissão Organizadora.

Por ocasião do Dia Mundial da Diabetes, estão ainda agendadas duas sessões de educação para os doentes com Diabetes seguidos no CHBM. No Hospital do Montijo a sessão está agendada para o dia 23 de novembro e no Hospital de Nossa Senhora do Rosário – Barreiro o encontro está marcado para o dia 27 de novembro. “Estas iniciativas são habituais, uma vez que as Jornadas desde o inicio têm uma vertente cientifica para profissionais, mas também educativa para utentes, familiares e cuidadores. Uma experiencia enriquecedora para todos os que nela participam”, realça a Comissão Organizadora.

diabetes23 7diabetes23 8diabetes23 9