expo urologia23 1expo urologia23 2expo urologia23 3

“Seja um homem de ação” é o tema da exposição organizada pelo Serviço de Urologia do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM), patente na entrada principal do Hospital de Nossa Senhora do Rosário – Barreiro até ao dia 30 de novembro.

Sabia que o cancro da próstata é uma das neoplasias mais frequentes nos homens, no mundo ocidental? Em Portugal, por exemplo, diagnosticam-se entre 5 a 6 mil novos casos, por ano, com uma mortalidade aproximada de 1.800 homens anualmente. É uma doença que irá afetar 2 em cada 11 homens em Portugal.

O cancro da próstata tende a evoluir de forma silenciosa, podendo crescer e disseminar-se sem dar sinais. Daí a importância de conhecer os fatores de risco que aumentam a probabilidade de desenvolver este tipo de tumor, tais como a idade, o histórico familiar, os hábitos alimentares, o excesso de peso ou obesidade, o consumo de álcool ou tabaco.

“Se em todo o mundo o mês de outubro é dedicado à saúde da mama, durante o mês de novembro o foco é a consciencialização para a saúde do homem, muito em especial, a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da próstata. “, lê-se no site da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Por isso, se tem mais de 45 anos, procure informação junto do seu médico assistente, pois o diagnóstico precoce salva vidas.