diabetes doentes1diabetes doentes2diabetes doentes3

No âmbito do Dia Mundial da Diabetes, uma iniciativa internacional que visa alertar para esta pandemia do século XXI, o CHBM e ACES Arco Ribeirinho promoveram, mais um ano, as sessões educativas para as pessoas com diabetes. Estas iniciativas estão integradas nas X Jornadas do Dia Mundial da Diabetes, que desde o seu inicio tiveram uma vertente científica para profissionais e outra educativa para utentes, seus familiares e cuidadores.

No dia 23 de novembro o evento ocorreu no Hospital do Montijo, onde participaram 25 utentes; e a 27 de novembro no Hospital de Nossa Senhora do Rosário - Barreiro, contando com a participação de 50 utentes e familiares. Em ambos os locais, para além do momento educativo em temas da área da Diabetes, houve lugar a sessões de movimento dinamizadas pela Fisioterapia do Montijo e Barreiro, respetivamente. Na pausa da sessão, houve tempo para um lanche saudável, tema também abordado nesta iniciativa, nomeadamente nas vantagens da nossa dieta Mediterrânica.

diabetes doentes4diabetes doentes5diabetes doentes6

No HNSR - Barreiro, e no âmbito da rubrica "Isto é gozar com quem ensina", foram abordados, de forma lúdica, alguns dos erros detetados no acompanhamento de pessoas com diabetes e cuja correção melhora o controle metabólico. Também no Barreiro, profissionais e utentes receberam a Rádio Popular FM que, no âmbito do programa "Rádio na Rua", transmitiram em direto entrevistas a alguns elementos da organização e utentes.

Foram momentos de partilha de saberes em que todos terminaram com um sorriso no rosto, profissionais e utentes.

A equipa da Diabetes
6 de dezembro de 2023