A Unidade Local de Saúde Arco Ribeirinho (ULSAR) recebeu, no dia 3 de janeiro, dois Residentes Farmacêuticos, integrados no programa formativo para a especialização na Carreira Farmacêutica Hospitalar, que teve início no ano passado. Estes dois novos residentes farmacêuticos juntam-se aos dois que iniciaram a sua formação na nossa Instituição em 2023.

Esta formação tem uma duração de quatro anos e assegura a preparação dos farmacêuticos para o exercício profissional na área hospitalar, garantindo a sua especialização e o acesso a uma carreira especial, diferenciada e estruturada, de acordo com as necessidades e exigências dos utentes e dos serviços de saúde.

“Trata-se de uma formação pós-graduada, que representa para os farmacêuticos o mesmo que o Internato Médico representa para os médicos, tendo em vista a obtenção da especialidade em Farmácia Hospitalar”, explica-nos a Diretora dos Serviços Farmacêuticos, Francisca Dimas. E acrescenta: “No ano passado foi o primeiro ano de residência farmacêutica, tendo sido um verdadeiro desafio para o nosso serviço, uma vez que se trata de um programa formativo muito rico e abrangente; mas simultaneamente foi também uma oportunidade de aprendizagem e desenvolvimento para todos os envolvidos neste programa”.