Equipa
Equipa de Adultos (Barreiro e Montijo)
Equipa de Pediatria (Barreiro)
Médicos, Enfermeiros, Nutricionistas, Assistente Social

Atividade desenvolvida
Dedica-se ao diagnóstico, monitorização e tratamento das pessoas com Diabetes ao longo do ciclo de vida. Desenvolve a sua atividade através das seguintes áreas:

Consulta Externa: As Consultas de Diabetes a nível hospitalar têm maior foco nos Diabéticos tipo 1; Diabéticos portadores de Sistemas Perfusores Subcutâneos Contínuos de Insulina (SPSCI); Grávidas com Diabetes prévia ou Diabetes gestacional; Diabéticos tipo 2 com complicações crónicas; insulinotratados, sob esquemas intensivos de insulinoterapia ou em período de grande descompensação metabólica.

• Consulta de Diabetes Pediátrica
  • Consulta de Pediatria SPSCI
  • Consulta de Nutrição Diabetes SPSCI Pediátrica
  • Consulta de Diabetes (Barreiro e Montijo)
  • Consulta de Diabetes e Gravidez (presencial, teleconsulta)
  • Consulta de apoio aos Sistemas de Perfusão Continua de Insulina (adultos)
  • Consulta de Diabetes de Enfermagem (Barreiro e Montijo)
  • Consulta de Nutrição na Diabetes /SPSCI (Barreiro e Montijo)
  • Consulta de Nutrição na Gravidez (presencial, teleconsulta)
Consultoria Interna: A equipa da Diabetes colabora na gestão integrada do doente internado noutras especialidades, prestando apoio direto ou através dos enfermeiros (Elos da Diabetes), que trabalham nos serviços de internamento. Estão abrangidos os serviços de internamento e a Hospitalização Domiciliária (médica e cirúrgica).

Hospital de Dia: Funciona nos dias úteis entre as 8h30 e as 16h00, no gabinete 16 do edifício da Consulta Externa. Os utentes podem ser referenciados pelas consultas de Diabetes e pelos serviços de internamento, após contacto com a equipa. Nas sessões de Hospital de Dia são acompanhados diabéticos em fase de descompensação metabólica grave; inicio de Insulinoterapia ou de outras terapêuticas injetáveis; monitorização contínua de glicémia, para tratamento de híper ou hipoglicémias; e ainda no âmbito do ensino terapêutico e da gestão desta doença crónica. Constitui também uma mais valia na reavaliação precoce de doentes complexos, após alta da enfermaria e do serviço de urgência.

Literacia em Saúde: Sendo a Diabetes uma patologia onde a necessidade de educação para a doença e a capacitação para a utilização de dispositivos que a permitem controlar são fundamentais, a Equipa da Diabetes, para além de diversos folhetos, coloca à disposição filmes educativos que permitem compreender melhor e rever sempre que necessário, alguns temas relacionados com a patologia.

Folhetos:
Vídeos: