Bloco Operatório

bloco1bloco3bloco2

Responsável:
Dra. Maria Madalena Pereira
Enfermeira Coordenadora: Dina Clemente
40 Enfermeiros
20 Assistentes Operacionais
1 Assistente Técnico

Para a realização de cada cirurgia, a equipa é composta por:
- 2 ou mais Cirurgiões;
- 1 Anestesista;
- 3 Enfermeiros que desempenham as funções de instrumentista, apoio à anestesia e circulante;
- 1 Assistente Operacional.

Atividade desenvolvida
No Bloco Operatório realizam-se um conjunto de intervenções cirúrgicas programadas e de urgência, bem como alguns procedimentos que requeiram um elevado nível de cuidados de assepsia e/ou anestesia de acordo com as valências disponíveis: Anestesia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica, Ginecologia, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Senologia e Urologia.

A Unidade de Cuidados Pós-anestésicos (UCPA) é parte integrante do Bloco Operatório e destina-se à vigilância e estabilização de doentes provenientes das salas operatórias.

A equipa de enfermagem perioperatória desenvolve atividades que permitem assegurar a qualidade, a acessibilidade, o conforto e a segurança, contribuindo assim para o bem-estar do utente e da pessoa significativa/cuidador em todo o seu processo assistencial.

Se vai ser submetido a uma intervenção cirúrgica no Bloco Operatório, pode consultar o folheto da “Visita pré e pós-operatório”.

No caso de uma criança submetida a intervenção cirúrgica, pode consultar o “Guia para crianças/jovens submetidos a cirurgia em regime de Ambulatório”. Vai encontrar no momento do acolhimento no Bloco Operatório um “carro de brinquedos” e o “mural dos sorrisos”. Depois da cirurgia a criança pode ficar acompanhada na UCPA, pela pessoa significativa. No final leva consigo um diploma de bom comportamento e no Natal recebe uma carta de Boas Festas.

A segurança do doente em ambiente cirúrgico é fundamental assim é aplicada a todos os utentes a “Cirurgia segura salva vidas”.

Horário
O Bloco Operatório funciona das 8h00 às 16h00, podendo ser alargado este horário até às 20h00 para cirurgia programada de segunda a sexta-feira, excetuando os dias feriados. A cirurgia de urgência realiza-se em qualquer período das 24 horas.

Acessibilidade
O acesso ao Bloco Operatório é restrito mas está organizado de modo a facilitar a acessibilidade interna e externa de doentes, da pessoa significativa, dos profissionais e empresas. Sempre que a pessoa significativa o solicite e o enfermeiro da Unidade de Cuidados Pós Anestésicos (UCPA) considere adequado, é proporcionada ao utente adulto a visita da pessoa significativa na UCPA. Na criança, é proporcionado o acompanhamento pela pessoa significativa desde o serviço de internamento até à área de transferência no Bloco Operatório, permanência na UCPA e no regresso à enfermaria.


Formação
O Bloco Operatório contribui para a formação de médicos do internato geral e complementar e na formação de alunos de enfermagem através da orientação de estágios clínicos. Consulte o Guia de Acolhimento ao Bloco Operatório para profissionais de saúde, alunos de Medicina e Enfermagem.

A criança no Bloco Operatório

Com o objetivo de minimizar o impacto potencialmente negativo da experiência cirúrgica na criança e facilitar o momento da separação dos pais ou da pessoa significativa, a equipa de enfermagem desenvolve este projeto de modo a promover a manutenção da autoestima da criança diminuindo o medo e a ansiedade.

As estratégias utilizadas são: o carro dos brinquedos, o mural dos sorrisos, a carta de natal, o diploma de bom comportamento, o cantinho do Mickey e a presença da pessoa significativa na Unidade de Cuidados Pós Anestésicos bem como a exibição de um vídeo informativo onde se explica aos utentes pediátricos e família, de forma simples, qual o percurso que será feito pelas crianças e jovens que vão ser operados e da pessoa significativa que o acompanha no Hospital, até ao momento imediatamente antes da indução anestésica.

Contactos

Telefone: 212147386
Correio eletrónico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
.