Pediatria

ped1ped2ped3

Diretora:
Dra. Cristina Didelet
Enfermeira chefe: Enf.ª Deolinda Marques

Caracterização

Área de influência: Alcochete, Barreiro, Moita e Montijo
População estimada em 2014 – 215.321
População em idade pediátrica em 2014 – 45.251 (inclui jovens entre os 18 e os 19 anos)

Atividade em 2018
Número de consultas – 9.867
Número de atendimentos urgentes – 35.401
Número de sessões de Hospital de Dia – 711
Número de partos – 1.513
Número de doentes internados –  715


Recursos
Profissionais: 19 Médicos; 6 Internos formação específica; 44 Enfermeiros; 25 Assistentes operacionais; 4 Assistentes técnicos; 2 Pessoal docente
Apoio: Administradora Hospitalar; Assistente Social; Dietista; Fisioterapeutas e Terapeutas da Fala; Psicólogos; Técnicas de audiologia
Gabinetes de consulta: 10
Camas/berços: 15 Internamento de Pediatria; 8 Neonatologia; 7 Sala de Observações da Urgência Pediátrica; 25 Berçário

Urgência Pediátrica
Hospital de Nossa Senhora do Rosário | Piso 1 | 24 horas
- Atendimento a crianças e jovens até aos 17 anos e 364 dias independentemente da patologia apresentada que acedam à Unidade por referência dos cuidados primários ou da linha de apoio Saúde24, transportados pelo INEM, transferidos de outros hospitais ou por iniciativa própria.
- Assistência em Sala de Observações por período inferior a 24 horas para avaliação, monitorização, vigilância, tratamento e estabilização do estado clínico até à alta ou transferência.

Bloco de Partos | Piso 1 | 24 horas
Apoio ao recém-nascido no Bloco de Partos em todos os partos distócicos, em situações de risco e sempre que solicitado.

Berçário | Dias úteis entre as 15h00 e as 9h00; 24 horas aos fins-de-semana e feriados
Urgência interna

Internamento de Pediatria e Neonatologia | Dias úteis entre as 15h00 e as 9h00; 24 horas aos fins-de-semana e feriados
Urgência interna

Internamento
Hospital de Nossa Senhora do Rosário | 24 horas

Unidade de internamento de Pediatria -15 camas / berços (Piso 4)
- Prestação de cuidados em regime de internamento a crianças e jovens entre os 29 dias e os 17 anos e 364 dias com patologias do foro médico, cirúrgico, ortopédico, oftalmológico, otorrinolaringológico que não requeiram cuidados intermédios ou intensivos.
- Acesso através de referenciação interna da consulta, hospital de dia, urgência, ou através de referência externa, nomeadamente de outros hospitais.

Unidade de Neonatologia – 8 berços / incubadoras (Piso 4)
- Prestação de cuidados em regime de internamento a recém-nascidos a partir das 34 semanas de gestação e até aos 28 dias de vida que não requeiram cuidados intensivos neonatais.
- Acesso através de referenciação interna do Bloco de Partos, Serviço de Obstetrícia, Urgência Pediátrica, Consulta externa ou outros hospitais.

Berçário – 25 berços (Piso 5)
Dias úteis entre as 9h00 e as 15h00; restante horário assegurado pela Urgência Pediátrica
- Prestação de cuidados em regime de internamento a recém-nascidos a partir das 34 semanas de gestação que não requeiram cuidados intermédios e/ou intensivos neonatais.

Consulta Externa
Hospital de Nossa Senhora do Rosário | Piso 4 | Dias úteis entre as 9h00 e as 18h00
- Pediatria
- Patologia Nefro-urológica
- Desenvolvimento
- Neuropediatria
- Doenças Respiratórias e alérgicas
- Infeções Congénitas
- Diabetes Pediátrica
- Diabetes SPCI
- Apoio a Crianças e Jovens em Risco
- Desenvolvimento Perinatal
- Risco Cardiovascular
- Consulta Aberta
- Consulta de Enfermagem
- Psicologia
- Nutrição
- Endocrinologia Pediátrica
- Hemagiomas
Acesso através de referenciação dos Cuidados de Saúde Primários pela Consulta a Tempo e Horas (CTH), do Serviço de Urgência Pediátrica, do internamento do Serviço de Pediatria ou de outros hospitais.

Hospital do Montijo
- Pediatria
- Neuropediatria
- Neurodesenvolvimento
- Doenças respiratórias

Hospital de Dia de Pediatria
Hospital de Nossa Senhora do Rosário | Piso 4 | Dias úteis entre as 8h00 e as 16h00
- Prestação de cuidados em regime ambulatório a recém-nascidos, crianças e jovens em situação de doença aguda ou crónicas residentes na área de influência do Centro Hospitalar Barreiro Montijo, que necessitem de cuidados de saúde.
- Acesso através da consulta externa de pediatria, do internamento ou de outros hospitais.

Exames
Hospital de Nossa Senhora do Rosário | Piso 5 |Dias úteis entre as 9h00 e as 18h00
Ecografia Transfontanelar
Rastreio auditivo neonatal universal (RANU) - Todos os recém-nascidos efectuam o rastreio auditivo até às primeiras 48 horas de vida, com o objetivo de detetar precocemente sinais de surdez.
Rastreio do olho vermelho no recém-nascido - As alterações oculares são rastreadas pelo reflexo vermelho do olho, que consiste num reflexo vermelho do olho do bebé quando nele se incide luz branca. Caso o reflexo não tenha a coloração vermelha ou não seja igual nos dois olhos significa que poderá haver alguma alteração e o bebe será observado pela oftalmologia. Todos os bebes serão rastreados após as primeiras 24h de vida e antes da alta.
Rastreio de cardiopatias congénitas críticas no recém-nascido por oximetria de pulso - As cardiopatias congénitas críticas são rastreadas detetando por oximetria (um aparelho que lê através da pele) a saturação do sangue nos membros do recém-nascido que, estando normal e sem diferenças significativas excluem a hipótese deste tipo de malformação. Havendo qualquer alteração o bebe será avaliado pela cardiologia. Todos os bebes são rastreados entre as 48 e as 72h de vida.

Sala de atividades
Hospital de Nossa Senhora do Rosário | Piso 4 | Dias úteis entre as 9h00 e as 17h00
- Desenvolvimento de atividades lúdicas que permitam estimular o desenvolvimento educativo, proporcionando momentos de bem-estar emocional às crianças/jovens internados.
- Apoio educativo a crianças e jovens em idade escolar.

Cuidados Paliativos Pediátricos
Hospital de Nossa Senhora do Rosário | Piso 4 | Apoio telefónico 24 horas
A Equipa de Cuidados Paliativos Pediátricos tem como missão a prestação de cuidados holísticos, bio-psico-sociais e espirituais, pré e pós-natais (até aos 17 anos e 364 dias) a doentes com doenças crónicas complexas limitantes ou ameaçadoras da vida e às suas famílias em todas as fases do processo assistencial.

Hospital Amigo dos Bebés
O Centro Hospitalar Barreiro Montijo foi reconhecido em 2012 como Hospital Amigo dos Bebés por cumprir as dez medidas para um aleitamento materno de sucesso. Viu renovada a sua certificação em julho de 2016. O Serviço de Pediatria dispõe de 2 espaços destinados ao aleitamento materno, denominados “Cantinho da Amamentação” situados no Piso 5 (Berçário) e no Piso 4 (Pediatria), que estão disponíveis para as puérperas internadas e sempre que solicitado em regime de ambulatório ou para colaboradoras da instituição que se encontrem a amamentar.

Contactos
Telefone: 212147134 (secretariado) / 212147373 (internamento)
E-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  
Equipa de Cuidados Paliativos Pediátricos: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

.