Unidade de Cuidados Intensivos

Dr. Ricardo Matos
Enfermeira com funções de gestão: Enf.ª Filomena Sanches

Atividade desenvolvida
A Unidade de Cuidados Intensivos presta cuidados a pessoas doentes em estado crítico, ou seja, aquelas que, por disfunção ou falência profunda de um ou mais órgãos ou sistemas do seu organismo, a sua sobrevivência esteja dependente de meios avançados de monitorização e terapêutica. A Unidade recebe também pessoas sujeitas a cirurgias difíceis e arriscadas, nas quais atua para manter equilíbrios e prevenir disfunções no pós-operatório imediato. Na grande maioria dos casos, o internamento nesta Unidade termina com a transferência para outro serviço.

Em 2021 realizaram-se obras de beneficiação do espaço existente, expansão do serviço e capacitação tecnológica da UCI, num investimento que rondou os 2 milhões de euros. Com esta intervenção, o CHBM ficou apetrechado com uma infraestrutura mais adequada à intensidade dos cuidados prestados aos doentes em situação crítica e criaram-se condições físicas para que a Unidade de Cuidados Intensivos aumentasse gradualmente a sua atividade. A lotação do serviço passou de 5 para 11 camas, permitindo o isolamento de até 6 doentes em simultâneo, 2 dos quais em quartos com pressão negativa.

A Unidade de Cuidados Intensivos dispõe em permanência de uma equipa multidisciplinar experiente composta por mais de 30 elementos, entre médicos, enfermeiros, assistentes operacionais e assistente técnica; a que acresce um grupo de médicos prestadores de serviço. Quando necessário, esta equipa é apoiada pelos restantes profissionais do CHBM.

A UCI é também responsável pela Equipa de Emergência Médica Intra-hospitalar (EEMI). Composta por um médico e um enfermeiro, esta Equipa dispõe de equipamento dedicado e dá apoio a qualquer doente que requeira cuidados imediatos no espaço físico do Hospital de Nossa Senhora do Rosário - Barreiro, atuando em áreas clínicas e não clínicas.

A UCI presta ainda apoio, sempre que solicitado, ao Serviço de Urgência Geral (Reanimação e Unidade de Internamento Polivalente de Agudos/UIPA) e aos médicos de Urgência Interna dos diferentes Serviços do CHBM.

Telefone: 212147324 / 42