Medicina Física e Reabilitação

mfrmfr2mfr3mfr5

Gestora Operacional:
Dra. Graça Moreira
Técnica Coordenadora da Fisioterapia (Hospital do Barreiro): Fisioterapeuta Ana Cristina Brandão
Técnico Coordenador da Fisioterapia (Hospital do Montijo): Fisioterapeuta José Pedro Marques
Técnica Coordenadora da Terapia Ocupacional: Terapeuta Ocupacional Anabela Bencatel
Terapia da Fala: Terapeuta da Fala Teresa Rosado

Atividade desenvolvida
Os Médicos Fisiatras procedem à avaliação clínica dos doentes, quer em internamento quer em consulta externa, elaborando os respetivos planos terapêuticos e objetivos da reabilitação a serem executados pela equipa multidisciplinar (Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Terapia da Fala), por si coordenadas.
Na consulta externa são efetuadas um conjunto de técnicas como mesoterapia, infiltrações peri e intraarticuladas e viscosuplementação articular.

Fisioterapia
É o ramo da saúde que estuda, avalia, previne e trata os distúrbios do movimento decorrentes de alterações de órgãos e sistemas humanos.
Presta cuidados aos doentes internados e na urgência; e apoia os utentes em hospital de dia e em regime ambulatório. Através da utilização de métodos e técnicas próprias, compete aos Fisioterapeutas:
- Observar e avaliar, com vista ao diagnóstico da situação em Fisioterapia;
- Programar a sua intervenção, estabelecendo objetivos e elaborando o plano de tratamento;
- Efetuar os tratamentos, selecionando as técnicas mais adequadas;
- Fazer reavaliações da situação dos utentes para assegurar a adequação dos cuidados prestados;
- Fazer ensino aos utentes e famílias de procedimentos que contribuam para a melhoria do seu estado e da sua qualidade de vida;
- Fazer o registo das suas observações e dos resultados da sua intervenção;
- Colaborar com outros profissionais de saúde, no âmbito da Fisioterapia, para a prevenção e promoção da saúde dos utentes e da comunidade.

Áreas de intervenção: Músculo-esquelética, Cardiorrespiratória, Pediatria, Neuromuscular, Senologia, Reeducação do pavimento pélvico.

Terapia Ocupacional
Promove a autonomia e independência do utente na realização das suas atividades do dia-a-dia com vista a uma melhoria da sua qualidade de vida e do seu bem-estar. Compete aos Terapeutas Ocupacionais:
- Intervir ao nível da avaliação e do tratamento do utente, da sua ocupação e do seu ambiente; - Na avaliação pretende determinar como a doença compromete a competência da pessoa no seu desempenho ocupacional;
- Intervir para desenvolver competências, restaurar funções perdidas, prevenir disfunções e/ou compensar funções, através do uso de técnicas e procedimentos específicos e/ou da utilização de ajudas técnicas ou tecnologias de apoio;
- Estudar e confecionar talas;
- Estudar e promover a eliminação de barreiras arquitetónicas;
- Efetuar o treino de atividades da vida diária;
- Ensino/treino ao utente e família;
- Realizar reeducação funcional;
- Efetuar estimulação percetiva-cognitiva.

Áreas de intervenção: neuromuscular, músculo-esquelética, pediatria e cuidados paliativos.

Terapia da Fala
Responsável pela prevenção, avaliação, intervenção e estudo científico das perturbações da comunicação humana, englobando não só todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita, mas também outras formas de comunicação não verbal. Intervém, ainda, ao nível da deglutição (passagem segura de alimentos e bebidas através da orofaringe de forma a garantir uma nutrição adequada).

O Terapeuta da Fala avalia e intervém em indivíduos de todas as idades, desde recém-nascidos a idosos, tendo por objetivo geral otimizar as capacidades de comunicação (fala, fonação e linguagem) e/ou deglutição do indivíduo, melhorando, assim, a sua qualidade de vida.

Áreas de intervenção: Pediatria/Neonatalogia; Neurologia; Otorrinolaringologia e Unidade de Cuidados Intensivos.

Hospital do Barreiro: Dias úteis das 8h00 às 19h00
Hospital do Montijo: Dias úteis das 8h00 às 17h00