Atividade desenvolvida
O Serviço de Sistemas de Informação organiza-se internamente através das seguintes áreas:
- Direção e Gestão Técnica;
- Apoio e Suporte (Helpdesk);
- Infraestruturas e Equipamentos;
- Sistemas Aplicacionais, Interoperabilidade e Reporting.
Assim, compete ao Serviço de Sistemas de Informação:
- Prestar ao Conselho de Administração assessoria na definição das políticas globais de desenvolvimento dos sistemas de informação, tanto a nível interno, em estreita articulação com todas as estruturas organizativas da ULSAR; como externo, em alinhamento com as demais Unidades que constituem o SNS;
- Garantir a gestão eficaz dos equipamentos que compõe a infraestrutura informática, garantindo a operação em pleno funcionamento de servidores, data centers e redes de comunicações internas e/ou externas;
- Assegurar a implementação e a manutenção dos sistemas de informação de gestão clínica, administrativa e organizacional, garantindo a sua correta instalação, configuração, atualização e operacionalidade;
- Garantir a segurança da informação, garantindo a integridade, a confidencialidade e a rápida recuperação em caso de falha, definindo políticas e procedimentos para a salvaguarda dos dados, para a execução de backups e para a proteção contra ciberataques;
- Promover a interoperabilidade e a compatibilidade entre sistemas, de forma a assegurar que as diferentes soluções aplicacionais em uso, comunicam entre si de forma coerente;
- Prestar apoio e suporte (Helpdesk) aos utilizadores e aos equipamentos, através da assistência técnica e do apoio a profissionais;
- Colaborar no planeamento e apoio à decisão, sobre a adoção de tecnologias e de serviços, avaliando o impacto organizacional e tecnológico, definindo especificações para aquisição de bens/serviços informáticos, em linha com as necessidades;
- Apoiar a modernização e digitalização dos serviços, promovendo a inovação tecnológica, a atualização do parque informático, a adesão a novos padrões e soluções, proporcionando aumentos de eficiência, de segurança e de qualidade dos cuidados;
- Garantir a continuidade operacional e a resiliência dos sistemas, mantendo mecanismos de recuperação em caso de falha ou desastre, e assegurar redundância e robustez na infraestrutura;
- Dotar a ULSAR de meios e ferramentas informáticas que permitam suportar a tomada de decisão ágil, tanto nas vertentes de gestão e administrativa, como na vertente clínica.
Contactos
Telefone: 212147300, extensão 2452
